Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Depressão, o mal que vem para o bem!!! ^^

Olá pessoal!!

Hoje resolvi falar de um assunto que faz parte da minha vida e muita gente nem sabe!! ^^

Quanto ao título, muita gente pode discordar, mas eu não achei título mais verdadeiro que esse, ao meu ponto de vista! Depois me diga qual é o seu. =D

Há tempos eu tenho depressão, desde o berço, quando ainda nem sabia falar!!! É, e como é que eu sei disso??? Como pode uma coisa dessas???

Simples, bastou eu crescer, piorar e ter vontade de investigar minha vida até o dia em que nasci, ao invéz de passar o resto dela sofrendo sem querer melhorar. Procurar a causa do que me faz sofrer é muito melhor do que ficar pensando no problema e não resolver nada!!

Eu era um nenen chorão e atormentado e tinha medo de muitas coisas. Fui crescendo e me sentindo mais carente mesmo tendo o amor dos meus pais, vivia perguntando à minha própria mãe se ela gostava de mim e choraaaaava... Na infância quando ia à festinhas me emburrava num canto e ficava triste, com vontade de não estar alí!! Na adolescência a coisa piorou porque assim como um vulcão, parece que tudo veio à tona e a choradeira virava um verdadeiro terror, uma vontade imensa de sumir.

Aos 21 anos procurei ajuda de uma psicóloga e ela me ajudou a resolver o pior problema daquela época, uma decepção amorosa inesperada. Anos depois, aos 26, após ficar 2 dias no quarto chorando horrores por causa de um problema de família que nem era tão grave assim (o problema, lá no fundo, era eu comigo mesma ¬¬) saí como um zumbi cidade afora e encontrei uma terapeuta holística. Me tratei por 6 meses com ela semanalmente, tendo alta logo em seguida, devido a grande força de vontade em melhorar, ME enfrentei de verdade, e hoje sou a depressiva controlada que eu tanto queria ser!! ^^ kkkkkkk

Tá!! Mas eu ainda sou depressiva!!! Porque eu não sarei???

Depressão parece ser como diabetes, aids, e outras doenças incuráveis... ela sempre vai existir, mas existe controle, permitindo que você tenha uma vida normal e feliz!! E não estou falando de remédios apenas, to falando de mudar as atitudes.

Cada um tem uma personalidade, um jeito de ser, uma carga a carregar, um caminho a seguir, um modo de enfrentar a vida diferente do outro. Não sei como todos reagem porque eu não sou uma estudiosa no assunto, só posso falar por mim, mas ao meu ver a depressão existe como uma prova muito grande pra gente evoluir.

O modo de ver e viver a vida, as coisas em que acreditamos, influenciam muito no nosso modo de enfrentar a depressão. Eu por exemplo, apesar de tudo que contei sobre mim acima, sempre fui muito alegre, brincalhona, apegada à Deus e aos meus anjinhos e crenças, nunca deixei a peteca cair pra valer e NUNCA QUIS ME MATAR. Eu tinha a noção de que pensar nisso era muita fraqueza, era algo a nunca se pensar, covardia, fuga e eu sabia que sempre teria forças pra enfrentar tudo nessa vida. Isso se chama fé.

Alguns reagem bem ao tratamento mental, outros nem com remédio melhoram!!! Mas eu posso garantir a vocês: existe sim, um modo de viver feliz, de não ser mais o cara triste, anti-social, isolado, doente, que vive chamando a atenção ou tentando se esconder!!! O maior de todos os remédios é se doar, fazer algo de bom às pessoas que sofrem mais do que você.

Depressão tem tudo a ver com egoísmo. Vamos ver se vocês entendem: Você fica mal porque VOCÊ SE acha inútil, VOCÊ SE acha um problema, VOCÊ SE acha incapáz, VOCÊ SE acha burro, VOCÊ SE acha a pior criatura do mundo. E quando fica mal parece que nada mais importa, VOCÊ está mal e vai chorar, deixar de comer e etc, independente se alguem à sua volta está sofrendo por te ver assim, está te pedindo pra melhorar e tal. Você só enxerga você.

Parece cruel dizer isso,mas não me leve a mal, afinal eu sou depressiva também, portanto, sou egoísta.

O dia em que realmente percebi que era egoísta chorei muito, me senti péssima e quis mudar. Luto até hoje e lutarei sempre pra ser cada vez menos egoísta. Tento melhorar minhas atitudes cada vez mais.

O mundo todo parece egoísta, as pessoas são egoístas e muitas vezes, quase sempre, sentem orgulho de serem egoístas. É bonito isso? Eu não acho, porque se formos parar pra pensar o mundo tá do jeito que tá por causa do egoísmo do ser humano. Tente pensar nos problemas da humanidade, tudo é do jeito que é por causa de egoísmo. As diferenças sociais absurdas, desmatamento, poluição, aquecimento global, os maltratos com animais e seres humanos, as guerras, tudo tudo... é por puro egoísmo do ser humano.

Mas o problema é gigantesco e eu sou apenas um!!! Então vamos começar por mim mesmo horas!!! XD

O que podemos fazer então??

Pare um pouco de se preocupar só com você. Por um dia deixe de se preocupar se alguem não gosta de você, deixe de chorar porque não conseguiu o que quis, deixe de achar que o seu parceiro é o único que vai te amar na vida e você não pode perdê-lo (isso não é verdade oras >.<), esqueça seus problemas e olhe à sua volta.

Saiba que existem pessoas que apesar de não ter nem metade do que você tem, precisam apenas de muito pouco pra serem felizes. Lá no asilo, orfanato e hospital da sua cidade, tem um monte de gente igual a você, que precisa de um sorriso, uma conversa, um “oi, vim aqui SER ÚTIL, vamos papear”! XD

Eu sei que pra você que sempre pensou apenas em você, não vai mudar de uma hora pra outra, talvez você esteja aí perdendo seu tempo em me chamar de idiota e sem noção por estar escrevendo essas coisas, enquanto poderia estar usando esse tempo precioso pra repensar um pouco mais na sua vida, nas suas atitudes e enxergar que TODOS TEMOS DEFEITOS e que podemos começar a melhorar quando quisermos.

Ok, eu ainda sou depressiva. Minha vontade de ir até o hospital virar um palhaço dos doutores da alegria não saiu da cabeça, continua apenas na cabeça. Atitude pra isso ainda não tive. Penso q quando minha filha estiver indo pra escola me sobrará tempo pra começar! Mas dizer q não tetempo é a maior das desculpas. Eu não sou tão perfeita assim, to looooooooooonge de ser um bom exemplo. Mas pelo menos to enxergando e to tentando melhorar!!!

Pessoas que adotaram filhos independete de cor, raça ou idade, abriram um orfanato ou abrigo para animais abandonados, passaram a frequentar azilos levanto alegrias e atividades aos velhinhos esquecidos, mudaram extremamente suas vidas, passaram a ser felizes de verdade, a se sentirem úteis, coisa que nós, depressivos, precisamos muito.

Pra se sentir útil precisamos primeiro deixar de sermos egoístas!!! É importante se amar, muuuuuuuuuuito mesmo, mas se amar não é ser egoísta, caso você esteja pensando que é. Se amar é se preparar pra enfrentar a vida sem cair, e se por acaso cair, não deixar nunca de se levantar. Se amar é se encher de amor para doar esse amor, porque tem muita gente que precisa de você... mas enquanto isso você está apenas SE ENXERGANDO. Vamos lá, o mundo nos espera!!! \o/

Comece por afastar tudo de negativo que chegar até você. Ouvindo músicas alegres, fazendos coisas legais que te deixem pra cima, se enturmando com seus amigos, ou, se vc não tem amigos, saindo por aí pra fazer amizades novas!! XD Enfim, vá se divertir, lembrar do que te fez bem e procurar o que te faz bem.

Semana passada eu tava muito deprê, uma cosia foi levando à outra e minha energia apagou, puft!!! Não apenas o mental, mas o físico também se abalou e eu parecia outra pessoa. Pois bem, já que sei de tudo isso não iria continuar assim né?! E hoje estou aqui, escrevendo no meu bloguezinho, tentando passar algo de bom pra quem ler, porque mesmo que eu não seja perfeita, hoje entendo que o pouco que eu puder ensinar é importante pra alguem.

Todos somos importantes, por mais depressivos que sejamos. Então levante seu traseiro daí, sacuda a poeira e dê a volta por cima, porque a vida não pára e todo tempo que voce perdeu chorando e sofrendo por você mesmo, não volta mais!!!

De hoje em diante sorria mais, e leve alegria aos que realmente precisam, aos que estão presos à uma cama de hospital, as vezes, sem poder falar, sorrir, se mexer, as vezes com apenas mais um dia de vida pela frente, essa vida q a gente tanto despreza as vezes!!

Seu sorriso, aquele que você acha feio, pode ser a melhor lembrança que alguem pode levar pra outra vida, dos ultimos dias de estadia na terra!!!

Enxergue o quanto você é valioso e vá viver, se não por você, pelos outros!!! ^^

Um bjão galera e até a próxima!!! \o/




4 comentários:

  1. Driiiiii amei acho que que algumas pessoas que passam por isso percebecem o quão é importante viver feliz no dia que é para ser feliz, e triste somente no dia que vier a tristeza^^ levantar a cabeça e seguir em frente no dia seguinte te admiro muito ^^ um bjão e continue assim, firme e forte kkk °°> até

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!

    Eu nunca comentei aqui, mas estou sempre lendo o q vc escreve. Se um dia ñ quiser mais seguir sua profissão, poderá ser jornalista; mt bem escritos seus textos. Sinto q vc escreve "c/ a alma" e por isso são tão interessantes.
    Essa doença (acho mais apropriado chamar assim pq mts acham q é uma simles frescura) é mt difícil de ser enfrentada pq o preconceito é grande. Afinal, ninguém quer ser visto como "louco". P/ mts quem procura psiquiatra e psicólogo é visto como "maluco". Só q ñ é bem por aí...Mas,apesar de td, vale a pena ir de encontro à doença e encarar de frente. A gente está aqui p/ ser feliz apesar das dificuldades!!!

    ResponderExcluir
  3. Amore, vc está PREPARADA pra escrever um livro de auto ajuda... tb sou depressiva (acho) e certamente ainda fora de controle... então n tenho muito o que comentar, já que sei o q tenho q fazer, mas me falta força, atitude.Até falei sobre isso no meu´mais recente post do www.conexaoflavia.blogspot.com . Mas, fico feliz em saber do seu controle, em saber que isso é possível. Quero um dia ser evoluída como vc (ihhh, acho que agora cai no tópico de baixo, né? o da inveja - sorry - rs).

    Mas, vim te deixar um beijinho e dizer que sinto muito falta de estar em contato maior com vc e a alaninha, mesmo que virtual.

    Bjks,

    Flávia
    www.baudetesourosbyflavia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Genteeeee,muito obrigada mesmo por me dizerem essas coisas. Acho q ainda to tão longe de escrever bem ou de saber muita coisa, só vou vivendo e aprendendo, como todos vcs tbm!! ^^
    Tanto q depois q postei esse texto fiquei pensando: faltou eu dizer tanta coisa (apesar do texto imenso)... e eu estava acabando de entrar numa fase depressiva, ou seja, mesmo eu sabendo o q devo fazer me deixei cair e passei por mais uma "crise".
    Mas é q as vezes precisamos pensar mais em nós tbm, pra mudar certas coisas, as vezes é preciso mudar!! Agora estou me levantando de novo, foi uma crise pequena porém ruim, mas passou e foi por um bem maior.
    Espero q um dia todos encontrem suas formas de vencer a depre, só saibam q ela existe!!! ^^
    Obrigada pelos comentários e por estarem lendo o meu blog!!! \o/
    Bjão o/

    ResponderExcluir